Bio

Ana Volpe é fotojornalista, com bacharelado em Jornalismo, licenciatura e pós-graduação em Artes Visuais. Tem especialização nos cursos de curta-metragem, arteterapia e curadoria de arte.

Trabalha com Comunicação há 18 anos. Atualmente é repórter fotográfica e editora de fotografia na Agência Senado.

Já trabalhou como freelancer para as revistas Rolling Stone, ParkShopping, Jornal Zero Hora (RS) e da Organização Pan-Americana de Saúde(OPAS), entre outros. Já teve fotos publicadas em diversos veículos de comunicação impressos e digitais, como Correio Braziliense, Carta Capital, Estadão, Uol e Folha de S. Paulo.

Still de cinema, fotografou para os curta metragens “Enciclopédia do inusitado e do irracional”, de Cibele Amaral, 17 min, Brasil, 2007 (Festival de Cinema de Brasília) e “Uma noite por testemunha”, de Bruno Torres, Brasil, 2008 (Festival de Cinema de Berlim), além do curta sobre os 50 anos de Brasília, do diretor José Belmonte. São suas as fotos dos CD´s Jambrosia e Nó de Gravata.

Em Barcelona (Espanha), onde cursou Curta-Metragem, foi responsável pela edição, fotografia e câmera do curta “Inclusive Tu”, 20 min, Espanha, 2007.

Em produção independente, realizou o documentário “Ritmos do Folclore na Releitura Brasiliense”, 18 min, Brasil, 2005 (projeto, roteiro, imagens,
edição de texto e narração), que integra os acervos do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo, e do Memorial da América Latina.

Produziu o programa de comportamento e cultura “Câmera Candanga”, para a TV Comunitária de Brasília (canal 6 da net) , atuando como repórter “abelha”, pauteira, produtora, editora de texto e imagem. Produziu imagens para documentário e cenário de especial sobre Renato Russo da MTV.

Participou de exposições de fotografia e vídeo-reportagem no Museu Nacional da República, no SESC e nas galerias de arte da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Suas fotos podem ser vistas permanentemente em locais no Senado Federal: Restaurante do Senado, Liderança do PMDB, Secretaria-Geral da Mesa e Diretoria-Geral, entre outras secretarias da Casa Legislativa.